Menus Paginas

Após meio século em silêncio, órgãos do séc. XVIII da Sé de Elvas voltam a ouvir-se após restauro

Um recital comemorativo marca a conclusão da obra de conservação e restauro dos dois órgãos da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé de Elvas, amanhã, sexta-feira, dia 4 de Março, pelas 21 horas.
No concerto inaugural destes majestosos órgãos, restaurados após quase 80 anos sem tocar, vai estar o Arcebispo de Évora, D. José Alves; o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha; a directora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, entre outras entidades.
O recital conta com apresentação de Rui Vieira Nery. Nos órgãos vai estar João Vaz, conceituado músico que tem tocado em vários órgãos no país, e marca o regresso da música à Sé de Elvas, num espectáculo inesquecível.
Esta é uma organização do Município elvense, Direcção Regional de Cultura do Alentejo e Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção.
O investimento foi na ordem dos 150 mil euros, através de um contrato de financiamento a projectos de património cultural (Conservação e Restauro dos órgãos Históricos), no âmbito do INALENTEJO, e que incluiu o restauro da caixa, assim como o tratamento da superfície da estrutura, que apresentava peças muito danificadas, e das disjunções, para que fosse possível que os órgãos voltassem a tocar.

Sem comentários: