Menus Paginas

Meteorologistas prevêem queda de neve e lançam aviso laranja para distrito Portalegre

Os meteorologistas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera lançaram esta quinta-feira um aviso laranja, válido para o distrito de Portalegre, pela previsão de queda de neve acima dos 400 a 600 metros.
A previsão aponta para a possibilidade de neve entre as 15 horas de sexta-feira, 26 de Fevereiro, e a meia noite do mesmo dia.
A partir de sexta-feira dia 26 e durante o fim de semana, prevê-se um agravamento do estado do tempo, com a ocorrência de chuva, por vezes forte, passando gradualmente a regime de aguaceiros, que serão por vezes fortes, e que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoadas.
De acordo com os meteorologistas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, haverá uma significativa queda de neve acima de 1000/1200 metros de altitude, e a cota baixará gradualmente a partir da tarde de sexta-feira, para 400/600 metros de altitude.
No sábado, há uma possibilidade de a cota da neve baixar para os 200/400 metros no Minho até ao início da manhã. O vento tenderá a aumentar de intensidade, a soprar de noroeste forte no litoral com rajadas até 80 km/h e forte a muito forte nas terras altas, com rajadas até 100 km/h em especial nas regiões Centro e Sul. 
Observar-se-á uma descida significativa dos valores da temperatura a partir da tarde de sexta-feira. Os valores mínimos no fim de semana deverão variar entre 3 e 6ºC, sendo inferiores nas regiões do interior Norte e Centro, a variar entre -6º e 0ºC. Os valores das temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 10/12ºC, e nas regiões do interior Norte e Centro deverão ser mais baixos, não ultrapassando os 6ºC. No Domingo, deverá ocorrer uma pequena subida da temperatura máxima. 
Salienta-se ainda o efeito do vento associado às baixas temperaturas, facto que se traduzirá em desconforto térmico.

1 comentário:

rosa disse...

Linda a nossa Praça da República em Campo Maior
Gostava de saber a data desta bela surpresa na Vila...

Quer sejas branca ou colorida
Tu és Vila de beleza
Serás sempre a terra querida
Desta gente camponesa

Mas se acaso alguém te esquecer
Não chores! Vila do meu coração
Porque foi a Demência, ou o Alzheimer
Que chegou sem permissão... <3 <3

Rosa Dias
25-2-2016