Menus Paginas

"Desafio da Memória" lançado nas redes sociais pelo Gabinete Alzheimer Maior da Santa Casa da Misericórdia

Foto: Sol.pt
Celebra-se hoje, dia 21 de Setembro, o Dia Mundial da Doença de Alzheimer.
Depois do Passeio da Memória que aconteceu ontem em Campo Maior, através das redes sociais, mais concretamente do Facebook, o Gabinete Alzheimer Maior, da Santa Casa da Misericórdia, lança agora um desafio a que nós poderemos chamar de "Desafio da Memória", como forma de sensibilizar o maior número de pessoas para esta doença.
Dada a importância da memória nas nossas vidas, não devemos deixar em branco este dia, que é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer.
Hoje, muitos de nós conseguem tirar uma foto com o seu telemóvel ou máquina fotográfica a um objeto, lugar, pessoa, momento, casa, circunstância... que nos faça lembrar a palavra MEMÓRIA. 
Vamos tirar uma fotografia e partilhar no mural do Gabinete Alzheimer Maior (ou identificar esta página no nosso mural com a palavra Alzheimer Maior).
O desafio começou ao final da noite de ontem e termina à meia noite do dia de hoje (segunda-feira, dia 21 de Setembro). Partilhe pelos seus amigos para tornarmos este desafio uma verdadeira "arma" de sensibilização.

Entretanto, Rosália Guerra, do Gabinete Alzheimer Maior, de Campo Maior, falava à Rádio Elvas, considerando que é muito importante lembrar este dia e juntar a comunidade por uma causa tão nobre é sem dúvida fundamental
“Colocar as pessoas na rua, é também colocá-las a pensar sobre um problemas que é de todos”.
A socióloga considera que o diagnóstico precoce é fundamental uma vez que na maioria das vezes quando se descobre a doença esta já avançou bastante e assim sendo, a melhor forma de tratamento é “a chave do problema”. Rosália Guerra recorda que os primeiros sintomas são muitas vezes confundidos com o envelhecimento. “Se for muito frequente esquecer o dia, a hora, nomes de familiares, são sinais que indiciam que alguma coisa não está bem”, diz a socióloga.
Em Portugal estima-se que existam cerca de 60 mil pessoas com doença de Alzheimer, quando no mundo serão 35,6 milhões.

Sem comentários: