Menus Paginas

Naturalmente em Campo Maior, é Dia Internacional do café - 14 de Abril

O mundo celebra hoje, dia 14 de Abril, o Dia Internacional de um dos produtos mais consumidos: o café. 
Por esse motivo a vila de Campo Maior, conhecida pela excelência dos seus cafés, através das várias marcas internacionalmente conhecidas, também celebra este dia. Recorde-se que Campo Maior é o maior centro de torrefacção de Café da península Ibérica, e um dos maiores da Europa.

Centro de Ciência do Café


Para além desse facto, é na vila Alentejana de Campo Maior que existe, há pouco mais de um ano, o Centro de Ciência do Café, que pertence ao Grupo Nabeiro, onde podem ser conhecidas e apreciadas todas as histórias, fases e processos pelos quais passa o café, desde a sua plantação até ao consumo.
Este espaço, situado na herdade das Argamassas, em Campo Maior, pode ser visitado pelo público em geral. Conheça mais pormenores do site do CCC em http://centrocienciacafe.com/


A "bica" e o consumo de café


Expresso, cheio ou curto, carioca ou "sem princípio"; são raros os portugueses que não incluem o café no seu dia a dia. Chega aos 80% a percentagem de portugueses que consome café diariamente. Mesmo assim, somos dos países europeus mais contidos neste consumo, rondando os 4,7 kg por pessoa/ano, o que significa 2,2 chávenas por dia. Portanto, abaixo da média europeia de 6 kg por pessoa/ano e muito distanciado da Finlândia e da Holanda, onde estes números já ascendem aos cerca de 13 kg de café por pessoa/ano.
Uma bica ou um cimbalino: em Lisboa ou no Porto o nome muda, mas o hábito é o mesmo por tradição.




Organização Internacional do Café

A uma escala mundial, a par do petróleo e cereais, o café é uma das matérias-primas mais comercializadas.
Depois da água, segue-se o café como a bebida mais ingerida em todo o mundo. No contexto de uma importância fundamental na sociedade e economia actuais, a Organização Internacional do Café (OIC), já com 77 países membros, foi criada com o apoio da Organização das Nações Unidas. Servindo a comunidade cafeeira internacional, assegura, acima de tudo, a qualidade dos grãos nos países produtores, o incentivo à expansão sustentável e ao comércio internacional, bem como o acesso a informações relevantes no âmbito da produção e negócio.
Quer em propostas clássicas ou de gourmet, quer em máquinas de elite ou nas simples cafeteiras de saco, espécie arábica ou robusta… Facto irrecusável é que, na pastelaria ou em casa, o café está, cada vez mais, próximo do consumidor, numa ampla variedade de escolha.

Um pouco de História

O uso da bebida teve origem em Kaffa, na Abissínia, hoje Etiópia, quando um pastor chamado Kaldi observou que as suas cabras ficavam mais espertas e saltitantes ao comer as folhas e os frutos do cafeeiro.
Ele experimentou os frutos e se sentiu mais alegre e com maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o facto, começou a utilizar a infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.
O homem levou o grão para o mosteiro mais próximo e os monges consideraram a planta “coisa do demónio”, então Kaldi decidiu pôr fogo no arbusto.
O aroma exalado pelos frutos torrados nas chamas atraiu todos os monges para descobrir o que estava a causar aquele maravilhoso perfume, e os grãos de café foram retirados das cinzas.
Acto contínuo, os monges mudaram de ideia e sugeriram que os grãos fossem esmagados na água para ver que tipo de bebida daria, e logo descobriram que a bebida os mantinha acordados durante as rezas e períodos de meditação.
A notícia do grão "milagroso" foi passando de mosteiro a mosteiro e assim o café ficou conhecido no mundo.
O café foi torrado pela primeira vez na Pérsia. Hoje o Brasil é o maior produtor mundial do café, seguido do Vietname e da Colômbia.
O grão que faz parte do quotidiano de muitas pessoas é tão importante que ganhou um dia a si dedicado e denominado "Dia Internacional do Café".
Hoje, o seu uso se estendeu a todo mundo. É usado em bebidas quentes, frias, doces e salgados. O café é utilizado na gastronomia mundial e é visto por muitos não apenas como uma bebida.

Sem comentários: