Menus Paginas

António Costa, candidato a lider do PS em Campo Maior

António Costa, candidato a líder do PS, passou ontem,10 de Agosto, por Campo Maior, onde visitou o "Jardim de Papel", no âmbito da campanha para a primárias do Partido Socialista. Costa manteve contacto directo com a população de Campo Maior, que o recebeu efusivamente.
Falando aos jornalistas, o candidato às primárias do PS António Costa alertou para a "dor" que os portugueses poderão vir a sentir com a intervenção do Governo no caso BES, desafiando a maioria governativa a "falar verdade" aos contribuintes.
"Não podemos é criar esta ilusão junto das pessoas que é uma solução sem dor, não. É uma solução que tem dor como, aliás, acontece habitualmente quando se resolvem problemas", disse.
Para António Costa, essa "ilusão" não é aceitável que seja transmitida, sobretudo por um Governo que está em final de mandato, sublinhando, por isso, que "há o sério risco" dos problemas surgirem já no mandato de um Governo seguinte.
Questionado pelos jornalistas sobre como se resolve o problema do BES e se "protege" os portugueses desta situação, António Costa recordou que a União Europeia tem em curso as regras da União Bancária que preveem este tipo de solução, recordando com alguma ironia que esse mecanismo foi apresentado como "inovador" em Portugal.
"A União Europeia tem hoje as regras da União Bancária que preveem esta solução que foi apresentada como muito inovadora, resulta exclusivamente da nova legislação sobre a União Bancária. Esta legislação visa uma proteção dos contribuintes, agora não podemos é iludir o risco", disse.
Para António Costa é sobretudo "inaceitável" que um Governo que está em final de mandato e que tem a "oportunidade" de transferir o risco para o Governo seguinte, "não assuma" que esta solução, sendo uma solução prevista no quadro comunitário, comporta um "risco" para os contribuintes.
"É importante que as pessoas tenham consciência disto", alertou. "É necessário falar a verdade de forma que os problemas possam ser assumidos inteiramente pelos portugueses", acrescentou.
Perante este cenário, o autarca de Lisboa desafiou o Governo e o Banco de Portugal a falarem com "clareza", porque desde o princípio do processo houve uma declaração "precipitada" de que "não há" dinheiro dos contribuintes envolvido.
Para António Costa, o caso BES deverá "servir de lição" para a "necessidade" da economia se centrar naquilo que é real.
"Deve servir de lição para a necessidade, cada vez mais, da economia se centrar naquilo que é real, naquilo que é a produção efectiva", disse. "Nós não podemos viver artificialmente num país com base na finança, temos que cada vez mais viver num país na produção efectiva, bens agrícolas, bens industriais, serviços transaccionáveis, como o turismo. É aí que tem que estar a aposta e o nosso futuro", afirmou.

Notícia: Expresso - LUSA

Sem comentários: